O objetivo deste guia rápido é fornecer um passo-a-passo para que você possa utilizar rapidamente o SiteMaster, sem se aprofundar em recursos de personalização ou outras configurações que não sejam essenciais. Após conseguir implantar e usar o SiteMaster em seu site, você deve estudar as outras configurações disponíveis para que seja possível personalizar e incrementar as notícias de seu site de acordo com suas necessidades.
1- Cadastre um usuário
Na primeira vez que você executa o SiteMaster, é pedido que seja configurado um usuário. Você deve definir um login de acesso e uma senha com a qual você poderá usar o produto, sempre que desejar, de forma segura. O Cadastro é bastante simples, bastando preencher as informações solicitadas.
Assistente de configuração
Existem dois cadastros de preenchimento obrigatório no SiteMaster: o de Sites e Seções. É preciso existir pelo menos um site cadastrado e uma seção para que seja possível a utilização do software. Caso ainda não exista um site ou uma seção cadastrada, o Assistente de configuração irá aparecer insistentemente solicitando que as configurações essenciais sejam satisfeitas.
2- Cadastro de um site
Primeiramente deve-se cadastrar um site. No cadastro de um site são definidas informações de onde os arquivos de notícias deverão ser gravados no seu computador após serem gerados, além de outras características de personalização. O SiteMaster vem com alguns modelos para a página de listagem das notícias, a página de conteúdo das notícias e modelos de estilos que são utilizados. Neste nosso exemplo, você deve utilizar algum modelo já presente no próprio SiteMaster. Mais adiante neste tutorial você verá como criar e modificar estes modelos para permitir qualquer personalização e adequação ao seu site. Após preencher os campos do cadastro do site, clique no botão "Salvar".
3- Cadastro da seção
Seguindo com as configurações essenciais, vamos agora cadastrar uma seção. Pelo assistente de configuração, clique no botão "Seções" para cadastrar uma nova seção. No cadastro de seção, existem os seguintes campos:
Campo |
o que deve ser preenchido |
Nome da seção |
Um nome qualquer para identificar a seção de notícias |
Nome da primeira página |
O nome do arquivo que será salvo como a página principal da listagem de notícias. Em algum local de seu site você deverá criar um link apontando para este arquivo, para dar acesso à seção de notícias. |
Pasta de notícias |
É a pasta onde os arquivos de notícias serão criados, dentro da pasta local do site (configurada no cadastro do Site) |
Descrição |
Este campo é opcional. Serve apenas para fins de documentação ou controle |
Quantidade extra de notícias |
No cadastro do site você definiu em um dos campos a quantidade de links contida em cada página de listagem. O campo "quantidade extra" serve para evitar a necessidade de precisar gerar e publicar todos os arquivos que contém a listagem de notícias, sempre que uma nova notícia for adicionada, poupando tempo na hora de gerar e publicar as atualizações de seu site, na Internet. |
Geração e publicação de notícias
Feitas as configurações acima, você já pode utilizar normalmente o SiteMaster para criar e publicar suas notícias.
4- Criar notícias
Na página principal do SiteMaster, na guia "Notícias", você pode clicar no botão "Nova" para cadastrar uma nova notícia. Para efeito de teste, recomendamos que você crie umas duas ou três notícias, antes de executar as etapas seguintes deste guia rápido.
5- Geração das notícias
Na guia "Publicação de notícias", clique no botão "Gerar notícias" para criar / atualizar as páginas de notícias e listagem, dentro do site cadastrado. Siga as instruções do assistente. Após a conclusão da geração de notícias, será exibido o caminho onde as notícias foram geradas e você poderá visualizá-las pelo próprio SiteMaster, clicando no botão "Abrir arquivo".
Atenção: Antes de publicar as notícias na Internet, você deve criar em seu site, ou pedir para o administrador do mesmo fazê-lo, um link para a página principal da listagem de notícias (que é exibida ao final da geração de notícias). Por meio deste link, os visitantes do seu site irão acessar a seção de notícias e poderão ler todas as notícias que você publicar. Este é o único trabalho manual, mas que precisa ser feito uma única vez para integrar o seu site à página de listagem de notícias.
6- Publicação na Web
Ao concluir a geração de notícias, você pode clicar no botão "Publicar na Web", para enviar os arquivos de notícias gerados para o servidor FTP onde o seu site está hospedado. Esta opção de publicação também pode ser acessada pela janela principal do SiteMaster, na guia "Publicação de notícias".
Ao executar o assistente de publicação na Web, siga as instruções do assistente. Ele irá enviar todos os arquivos criados ou atualizados, bem como as imagens usadas nos modelos e nas próprias páginas de notícias que você tenha utilizado, fazendo todas as adaptações necessárias, para a Internet.
Este guia rápido permitiu que você utilizasse as funções principais do SiteMaster para configurá-lo, criar e publicar suas notícias na Internet. Agora que você já conheceu as suas principais funcionalidades, pode acessar os demais tópidos de ajuda deste tutorial, dentre os quais destacamos:
1- Gerenciamento de modelos de listagem de notícias;
1.1- Gerenciamento dos estilos de listagem;
2- Gerenciamento de modelos de notícias;
3- Chamadas de notícias |