Também temos vários tutoriais e dicas de uso em vídeo. Clique aqui se você preferir acessar o material em vídeo, ou então prossiga neste documento para a documentação em texto.
É o único tipo de validação de e-mails que consegue atingir índice de eficácia próximo de 100%. Consiste em enviar mensagens de teste para os endereços de sua base de e-mails, com a finalidade principal de validá-lo.
Neste processo, e-mails inválidos, bloqueados ou inaptos vão gerar erros, que retornam para a caixa de entrada de sua conta de envio. A partir daí esses endereços de e-mail podem ser seguramente adicionados em uma lista de exclusão e serem usados para limpar e validar listas de suas ações de comunicação futuras.
Se você já fez campanhas de e-mail marketing por plataformas High End como Mailchimp, Wix etc., ou serviços SMTP de provedores exigentes com índices de bounces, como o Amazon AWS, Locaweb, Hostgator etc., já deve saber o motivo...
Sem que a lista esteja maturada, você simplesmente não consegue realizar campanhas de e-mail, mesmo se estiver usando uma lista opt-in de clientes que se cadastraram para receber suas mensagens. E, muito menos, consegue enviar mensagens para listas de prospecção, obtidas a partir de processos de captação de leads.
Isso acontece porque serviços exigentes de e-mail marketing costumam ter um baixo índice de tolerância contra erros de envio (bounces), normalmente algo entre 5% e 10% apenas. Mesmo usando aquela lista totalmente opt-in que você acumulou na sua empresa ao longo de anos, é fácil o envio de uma campanha ultrapassar este percentual de erros, por diversos motivos.
Na prática, o provedor de envio não quer saber a razão do erro. Ele simplesmente vai cancelar sua campanha e ameaçar revogar a prestação de serviço de os problemas de erro de envio persistirem. Nesses casos, você submete uma mensagem com, por exemplo, 10.000 e-mails, e quando chega em 100, talvez 200 e-mails enviados, o provedor percebe que o índice de retorno está acima do que eles toleram e bloqueia sua campanha.
Ao maturar sua base de e-mails, você vai conseguir validar e reabilitar seus contatos, de modo a conseguir usar seu serviço SMTP ou plataforma de e-mail marketing favorita novamente!
A maturação de e-mails é praticamente inviável se for feita manualmente, a não ser que você tenha uma lista de e-mails muito pequena. Usando o sistema Maturador esse procedimento se torna muito mais simples e seguro. São três os principais desafios ao efetuar uma maturação de e-mails:
O sistema Maturador possui um módulo para checar suas contas de e-mail. Ele detecta quando a mensagem é de erro e armazena automaticamente em um banco de dados os endereços inválidos. Essa base negativa de e-mails será de imensa utilidade ao usar o módulo de limpeza de e-mails do sistema, pois irá encontrar e remover de suas campanhas futuras os endereços que já foram testados antes e deram erro no envio.
Outro grande facilitador é a possibilidade de obter em qualquer momento a lista com e-mails válidos já testados. São os e-mails que você já submeteu para teste e não houve retorno de erros. Essa base de contatos costuma ter índice altíssimo de entregabilidade, normalmente podendo ser usada nos mais exigentes serviços de SMTP e plataformas de e-mail marketing.
Esse processo, que dá nome a este sistema, é a parte mais importante e sensível da validação. Ao usar contas de SMTP para maturar suas listas, é normal que boa parte dos envios retornem com erro. Esses retornos, se ocorrerem com uma certa frequência, podem causar restrições e bloqueios à sua conta de e-mail, da mesma forma que ocorre quando você tenta fazer uma campanha real sem ter uma lista maturada.
Para evitar isso, o sistema envia as mensagens de maturação aos poucos, checando constantemente os retornos de erro. De acordo com o retorno de erros, ele ajusta automaticamente intervalos maiores entre os envios, para preserva a sua conta de e-mail e minimizar os riscos dela sofrer restrições por conta de bounces (erros).
Ou seja: se sua base de contatos já estiver com qualidade alta, o índice de bounces deverá ser baixo e essas pausas mais longas entre envios serão mais raras, fazendo com que você consiga maturar uma base de contatos mais rapidamente. Por outro lado, se houver retornos frequentes com erros de envio, o sistema precisará aplicar.
Além da maturação, este sistema oferece várias outras funções para gestão de listas de e-mail, que tornam tarefas antes difíceis ou até impossíveis, totalmente viáveis. Veja algumas tarefas que você pode fazer com o sistema Maturador:
Casos de uso |
---|
Extrair e-mails de arquivos ou pastas inteiras, com suporte a vários formatos populares, como Excel, Word, PDF, HTML, XML, SQL, JSON, TXT, CSV |
Fundir múltiplas listas de e-mail e validar rapidamente a partir da sua base de erros acumulada, sintaxe, além de remover repetidos |
Abrir uma lista de contatos e eliminar dela os e-mails que estiverem contidos em outras listas salvas no sistema (listas de exclusão |
Validar listas de e-mails a partir de suas próprias regras e bases de e-mail para quem você não quer enviar mensagens |
Armazenar facilmente enormes bases de dados, convertidas para texto a partir de vários formatos populares, como Excel, PDF, Word, CSV etc. |