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Solução de problemas


A seguir está um guia contendo todo o conhecimento até hoje levantado acerca de possíveis problemas na utilização do Carteiro e prováveis soluções. Verifique atentamente as soluções e recomendações abaixo pois se o produto não está funcionando adequadamente, muito provavelmente a solução está aqui.


Solução 01:
Nenhum e-mail está sendo enviado e o seu computador acessa a Internet por uma rede ou proxy:

1– Uso em uma rede ou proxy
O Carteiro deve ser usado em uma máquina que tenha acesso direto à Internet. Caso ele esteja instalado em uma máquina que acessa a Internet por um Proxy, ele pode não funcionar. Caso a porta de comunicação para envio de e-mail seja diferente da porta padrão (25), você pode modificá-la acessando o menu Ferramentas / Configurações / Configurações do sistema (modo avançado), na guia "Outras configurações". Se ainda assim o envio dos e-mails não funcionar, entre em contato com o responsável pela rede que está sendo usada e peça orientação para configurar adequadamente ou instalar o Carteiro em uma máquina com acesso direto à Internet.

Caso a solução proposta não tenha funcionado, tente outras opções seguindo o diagrama.


Solução 02:
Nenhum e-mail está sendo enviado e o seu computador NÃO acessa a Internet por uma rede ou Proxy ou estas configurações estão adequadas. Seu computador possui um Firewall ou anti-vírus instalado.

1
– Utilização de Firewall
Caso você esteja usando algum programa de Firewall como o Zone Alarm, Norton Security, Sygate etc., desabilite-o ou configure-o para permitir que o Carteiro acesse a Internet. Por engano ou por qualquer outro motivo, você pode ter bloqueado o acesso do Carteiro à Internet, impedindo o seu funcionamento. Caso não tenha certeza se o seu computador possui ou não um Firewall instalado, peça auxílio a um técnico especializado.

2– Uso de programas de anti-vírus (Norton, Mcafee, Avast, AVG etc...)
Geralmente os anti-vírus não impedem o funcionamento do Carteiro mas é aconselhável que o recurso de checagem dos e-mails de saída (que estão sendo enviados) seja desabilitado no anti-vírus, pois isto pode prejudicar muito a performance de envio ou até mesmo impedir o funcionamento do produto. Estas configurações podem ser checadas e alteradas no próprio software anti-vírus que estiver instalado em seu computador.

Caso a solução proposta não tenha funcionado, tente outras opções seguindo o diagrama.


Solução 03:
Nenhum e-mail está sendo enviado e o seu computador NÃO acessa a Internet por uma rede ou Proxy ou estas configurações estão adequadas. Seu computador NÃO possui um Firewall ou anti-vírus instalado ou as configurações destes softwares estão adequadas.

Acesse o assistente de configuração:
Vá ao menu Ferramentas / Configurações / Assistente de configuração.

1- Na primeira janela, digite os dados do remetente, conforme solicitado;
2- Na tela seguinte, marque a opção "Auto-servidor" e clique no botão "Avançar";
3- Clique no botão "Testar configurações".

Caso uma mensagem de sucesso apareça, significa que o Carteiro está corretamente configurado. Se os testes de envio não estão funcionando, provavelmente isto se deve a um dos fatores abaixo:


1 - Nos testes, use e-mails de domínios diferentes.

Alguns provedores possuem restrições para aceitar e-mails enviados por auto-servidores (DNS). Nos testes de envio, insira mais de três e-mails de domínios diferentes (@uol.com.br, @terra.com.br, @hotmail.com etc), pois se você estiver testando o envio para e-mails de um único domínio, pode ser que não esteja funcionando justamente porque o servidor responsável pelo domínio testado possui restrições para e-mails enviados via DNS.

2- Restrições da tecnologia de envio por auto-servidor (DNS).

Acesse os endereços http://www.linkws.com/br/marketing/carteiro_faq_16.htm e http://www.linkws.com/br/marketing/carteiro_faq_6.htm para entender que restrições são estas.

Caso uma mensagem de ERRO apareça, significa que os requisitos necessários para o funcionamento do Carteiro não estão sendo atendidos.

O assistente de exibirá então algumas opções para solucionar o problema de configuração. Siga as recomendações do assistente.

Algumas dicas, caso o problema persista:

1– Verificar as configurações do Remetente (Verificar se o e-mail do remetente é válido):
Vá ao menu “Ferramentas / Configurações / Configurações do sistema (modo avançado) e acesse a guia “Remetente”. Você deve preencher todos os campos desta guia, Informando um nome e preenchendo os campos de e-mail e e-mail de resposta. O e-mail do remetente deve ser válido, pois muitos provedores validam o e-mail do remetente antes de aceitar a mensagem. Utilize outro e-mail nas configurações do remetente, de preferência de um outro @dominio, pois o que você está tentando utilizar pode possuir alguma restrição.


Recomendações:
A maioria dos e-mails está dando erro no envio mas alguns poucos são enviados.

1- Verificação do anti-vírus: Caso você possua algum software de anti-vírus instalado (Norton, Mcafee, Avast, AVG etc.) desabilite a opção de checagem de vírus nos e-mails que são enviados, pois isso diminui a performance e impede que muitos e-mails sejam enviados;

2- Muitos e-mails com tempo excedido: Provavelmente o tamanho total do e-mail (texto e figuras) está muito grande. Você deve otimizar ao máximo o tamanho das figuras. Diminua também a quantidade de conexões simultâneas (para banda larga, use entre 10 e 30 conexões neste caso). Configure o campo de tempo máximo de espera com valores superiores a 120 segundos;

3- Políticas de prevenção ao SPAM: Os provedores possuem políticas diversificadas para impedir que muitos e-mails de um mesmo remetente sejam aceitos, com o intuito de prevenir a prática de SPAM. Para aumentar a quantidade de e-mails aceitos em provedores com tais restrições, você pode fazer o seguinte:

3.1- Utilize e-mails válidos nas configurações do remetente;

3.2- Insira algum campo personalizado no assunto da mensagem, para que todas as mensagens tenham um assunto com algum trecho diferente. Você pode colocar a coluna de e-mail na personalização do assunto, por exemplo, da seguinte forma: Notícia importante para [ #email]. Em cada mensagem enviada, o texto [#email] será substituído pelo e-mail do destinatário. Isso pode ser feito com qualquer coluna da lista de destinatários.

3.3- Tente mudar a identificação do Carteiro. Vá ao menu Ferramentas / Configurações / Configurações do sistema (modo avançado),, na guia “Outras configurações” e use outras identificações para o Carteiro, ou deixe o campo em branco.

3- Restrições da tecnologia de envio por auto-servidor (DNS).
Acesse os endereços http://www.linkws.com/br/marketing/carteiro_faq_16.htm e http://www.linkws.com/br/marketing/carteiro_faq_6.htm para entender que restrições são estas.

Caso você esteja efetuando o envio usando um servidor SMTP nas configurações, verifique o seguinte:

- A não ser que você possua o seu próprio servidor SMTP, ao fazer o envio por um SMTP você estará utilizando recursos do seu provedor de acesso. Muitos provedores de acesso possuem restrições de uso, como:

1- possuir um limite máximo de e-mails que podem ser enviados em um determinado intervalo de tempo. Neste caso é recomendado que você efetue o envio usando o auto-servidor do Carteiro;

2- Ter um limite de conexões de envio simultâneo. Neste caso, entre em contato com o seu provedor de acesso para saber qual limite é este. Em seguida, vá ao menu Ferramentas / configurações / Configurações do sistema (modo avançado) e altere o campo "Quantidade de conexões simultãneas" para o limite estabelecido.


Configuração de SMTP:
Verificação das configurações para envio por SMTP

As mesmas configurações utilizadas em softwares populares clientes de e-mail como o Outlook Express, Eudora e outors devem ser feitas no Carteiro. Caso você não saiba como efetuar estas configurações peça auxílio a um técnico especializado ou entre em contato com o seu provedor de acesso. Verifique também os itens abaixo:

1– Uso em uma rede ou proxy
O Carteiro deve ser usado em uma máquina que tenha acesso direto à Internet. Caso ele esteja instalado em uma máquina que acessa a Internet por um Proxy, ele pode não funcionar. Caso a porta de comunicação para envio de e-mail seja diferente da porta padrão (25), você pode modificá-la acessando o menu Ferramentas / Configurações / Configurações do sistema (modo avançado), na guia "Outras configurações". Se ainda assim o envio dos e-mails não funcionar, entre em contato com o responsável pela rede que está sendo usada e peça orientação para configurar adequadamente ou instalar o Carteiro em uma máquina com acesso direto à Internet.

1– Utilização de Firewall
Caso você esteja usando algum programa de Firewall como o Zone Alarm, Norton Security, Sygate etc., desabilite-o ou configure-o para permitir que o Carteiro acesse a Internet. Por engano ou por qualquer outro motivo, você pode ter bloqueado o acesso do Carteiro à Internet, impedindo o seu funcionamento. Caso não tenha certeza se o seu computador possui ou não um Firewall instalado, peça auxílio a um técnico especializado.

- A não ser que você possua o seu próprio servidor SMTP, ao fazer o envio por um SMTP você estará utilizando recursos do seu provedor de acesso. Muitos provedores de acesso possuem restrições de uso, como:

1- possuir um limite máximo de e-mails que podem ser enviados em um determinado intervalo de tempo. Neste caso é recomendado que você efetue o envio usando o auto-servidor do Carteiro;

2- Ter um limite de conexões de envio simultâneo. Neste caso, entre em contato com o seu provedor de acesso para saber qual limite é este. Em seguida, vá ao menu Ferramentas / configurações / Configurações do sistema (modo avançado) e altere o campo "Quantidade de conexões simultãneas" para o limite estabelecido.


Solução 06 :
As recomendações falharam. O Carteiro continua não enviando e-mails.

Verificação dos requisitos

Existem alguns requisitos essenciais para que o Carteiro funcione. Caso um dos requisitos abaixo não seja atendido, o Carteiro não enviará e-mails via DNS (auto-servidor) nem via SMTP. Verifique atentamente a lista de condições a seguir:

1- Conexão via Proxy: O Carteiro precisa de uma conexão direta com a Internet. Caso o seu computador utilize uma conexão compartilhada com a Internet, talvez ele use um recurso chamado Proxy. Verifique isto, pois o Carteiro NÃO funciona por meio de um proxy. Neste caso, você teria que instalá-lo no servidor que distribui a conexão com a Internet ou em algum outro computador que tenha acesso direto.

2- Conexão via roteador: Alguns modems de acesso banda-larga funcionam como roteadores, podendo compartilhar uma conexão da Internet com vários computadores. O Carteiro normalmente funciona nestes casos, mas é preciso que o software de Firewall que geralmente acompanha estes roteadores esteja configurado corretamente, de modo a permitir que o Carteiro tenha acesso irrestrito à Internet. Você deve então pedir ajuda ao administrador da rede para configurar o roteador corretamente.

3- O problema do Firewall: Se você não tem certeza de que tem um Firewall instalado em seu computador, peça ajuda a um usuário mais experiente ou a um técnico, pois o Carteiro não irá funcionar caso exista um Firewall instalado e o mesmo não esteja configurado para permitir que o Carteiro acesse a Internet. O Windows XP já vem com um Firewall, que pode ser acessado clicando no botão INICIAR e em seguida acessando os itens: Painel de Controle -> Firewall do Windows. Certifique-se de que o Firewall do Windows está desativado ou corretamente configurado. Caso haja algum outro software de Firewall, configure-o corretamente.

Configuração e uso

Muitas vezes o envio de e-mails não funciona porque as configurações ou condições de uso não estão definidas de forma viável. Verifique os itens a seguir:

1- Diminua a quantidade de conexões simultâneas: Acesse o menu Ferramentas / Configurações / Configurações do sistema (modo avançado). Na guia "Conexões". Normalmente, com acesso banda-larga, utiliza-se entre 10 e 20 conexões, mas isso vai depender do tamanho do e-mail. Talvez um número maior de conexões traga um melhor resultado, talvez menos. Como você está enfrentando problemas, comece testando o envio com apenas 3 conexões, para eliminar esta possibilidade de problemas.

2- O e-mail deve ser pequeno: Caso o tamanho total do e-mail, somando-se a mensagem, arquivos de imagem e anexos for superior a 150 kb, isto é sinal de problemas. Com a velocidade atual da Internet, mesmo você tendo o melhor acesso banda-larga, torna-se inviável ter um bom desempenho no envio em grande quantidade de um e-mail deste tamanho, a não ser que as imagens e arquivos estejam publicados na Internet e você esteja enviando o e-mail no formato HTML, pelo Carteiro.

Dicas:  
  2.1- Caso você esteja enviando arquivos anexos, ao invés de inserir o arquivo na mensagem, publique o arquivo na Internet e insira um link para o download deste arquivo no corpo da mensagem. Isso irá diminuir o tamanho de cada e-mail enviado, aumentando bastante a velocidade de envio.
   
  2.2- Descarte as figuras desnecessárias e otimize as imagens que você vai utilizar usando softwares gráficos adequados, de modo a comprimir ao máximo o tamanho da imagem.

Restrições e limitações das tecnologias atuais de envio de e-mails


Atualmente, não há como enviar e-mails de forma segura e confiável, para uma grande quantidade de destinatários, sem custos adicionais.

- O envio via DNS (auto-servidor) possui a vantagem de enviar os e-mails diretamente de seu computador, sem passar por seu provedor de acesso ou qualquer outro computador. A desvantagem é que o envio de e-mails por esta tecnologia não é autenticado e muitos provedores e servidores de e-mail possuem restrições ou não aceitam receber e-mails enviados por auto-servidores, por isso o número de erros é tão grande quando se envia e-mails desta forma. Não há como fazer mágica enviando por esta tecnologia. O índice de erros sempre será alto e a tendência é piorar, devido ao aumento contínuo das restrições impostas pelos servidores que recebem os e-mails.

- O envio via SMTP é seguro e confiável, só que os e-mails passam pelo seu provedor de acesso e quando enviamos uma grande quantidade de e-mails, o consumo de processamento e tráfego do servidor SMTP fica muito elevado, comprometendo todos os seus clientes. Por conta disso, a maioria (senão todos) dos provedores de acesso impõem restrições ao envio de e-mails por meio de seus servidores SMTP. Muitos limitam uma quantidade máxima de e-mails que podem ser enviados por hora ou por dia, isso varia de acordo com as políticas definidas por cada provedor.

- Incompatibilidade: Não é comum, mas alguns servidores SMTP necessitam de configurações não suportadas pelo Carteiro ou simplesmente apresentam alguma incompatibilidade que inviabiliza o uso do software para o envio de e-mails via SMTP.

Mais informações sobre este assunto no endereço:

http://www.linkws.com/br/marketing/carteiro_faq_16.htm



QUAL A SOLUÇÃO ENTÃO?

Se você quer enviar e-mails para uma grande quantidade de destinatários de forma confiável, existem as seguintes alternativas:

1- Negociar junto ao seu provedor de acesso ou empresa de hosting de modo que a quantidade de e-mails que você precisa enviar seja permitida;

2- Contratar um servidor dedicado, para que você tenha seu próprio servidor SMTP e possa enviar quantidades maiores de e-mail;

3- Contratar um serviço de envio terceirizado como o que a LinkWS dispõe por meio do produto Carteiro Xpress (www.carteiroxpress.com.br).



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