Caminho

Configurações do módulo de maturação ⬆️

Um guia passo a passo para configurar e executar a maturação de suas listas de e-mail

Selecionar a conta de envio dos testes ⬆️

Na seção Contas você pode cadastrar múltiplas contas de e-mail, que poderão ser usadas para a maturação de listas, bem como para agregar dados na tabela de checagem de erros.

Na tela seguinte, que corresponde à primeira etapa do assistente de configuração da maturação, você deve selecionar a conta que deseja utilizar.

<alt_text>

💡 Nota: Só é possível usar uma conta de envio por vez. Caso queira maturar mais listas, você pode usar o botão Nova Janela na barra de ferramentas principal para abrir novas instâncias do sistema Maturador, e assim poder efetuar outras maturações em paralelo

Configurações de maturação ⬆️

Na etapa seguinte estão as configurações principais, que vão determinar como a maturação será efetuada:

<alt_text>
01 - Quantidade máxima de mensagens

Limite total de mensagens a serem enviadas. Chegando neste limite, o sistema vai parar a maturação, cabendo a você reiniciar depois o processamento para continuar a maturação.

02 - Tamanho do bloco de envio

Define quantas mensagens de e-mail serão enviadas a cada ciclo. É recomendado definir blocos com baixa quantidade e também calcular junto com o campo Máximo de erros tolerados (4) o percentual máximo de bounces (erros) que você quer tolerar antes de aplicar pausas mais longas. Por exemplo: se cada bloco de envio (2) tem 10 e-mails e o campo Máximo de erros (4) tem valor 1, significa que o índice máximo de bounces (erros) que você está configurando é de 10%. Se você quiser trabalhar com um índice ainda mais rigoroso, de 5%, por exemplo, pode aumentar a quantidade do bloco para 20, mantendo o valor do campo Máximo de erros com o valor 1, pois assim se chega nesse percentual de 5%.

03 - Pausa padrão

Após enviar a quantidade de e-mails estabelecida no campo Enviar bloco de..., uma pausa padrão é aplicada. Recomendamos usar uma pausa de pelo menos 5 minutos, pois após esta pausa sempre é feita a checagem da caixa de entrada de sua conta, visando processar erros de envio retornados. Se você usar uma pausa muito curta, há um risco maior de ainda não ter dado tempo de sua conta receber erros já ocorridos no último ciclo de envio, reduzindo a eficiência do ecossistema de maturação.

04 - Máximo de erros tolerados por checagem

Esta configuração, em conjunto com o campo Enviar bloco de... permite que você estabeleça o índice de bounces (erros) que quer trabalhar em sua maturação. Se você define que cada bloco de envio manda 10 mensagens e o número de erros tolerados é 1, estará trabalhando com um percentual máximo de bounces de 10%.

E o que isso significa? Após aplicar a pausa padrão (3), a sua conta de e-mail é checada para ver se chegaram notificações de erro. Se a quantidade de erros estiver dentro do tolerado, o sistema vai efetuar um novo ciclo de envio após o término da pausa padrão (3). Por outro lado, se o número de bounces for maior do que o tolerado, o nível de alerta será incrementado e o sistema irá aplicar as pausas preventivas, que podem escalonar de forma progressiva aplicando intervalos cada vez maiores, tendo como objetivo evitar que os gatilhos anti-SPAM do seu provedor de e-mails sejam ativados e sua conta de e-mail sofra punições ou degradação de reputação.

05 - Máximo de envios por hora

Define um limite máximo de mensagens que podem ser enviadas por hora. Em um melhor caso, onde sua lista de e-mails tem poucos erros, a quantidade de mensagens enviadas pode ultrapassar o limite horário de sua conta de envio. Por exemplo: digamos que você configurou o sistema para enviar 10 e-mails a cada ciclo de envio, com pausa padrão de 5 minutos. Se os envios transcorrerem sem erros retornados, em uma hora serão enviados 120 mensagens. Se sua conta de envio tiver um limite horário definido por seu provedor, digamos, de 100 e-mails por hora, neste cenário você vai estourar a sua cota e causar falhas no envio. Por conta desta possibilidade, é importante configurar o limite máximo de envios por hora de acordo com os requisitos definidos por seu provedor de e-mails.

06 - Pausas preventivas

Estabelece a sequência de pausas que serão aplicadas caso a quantidade de erros retornados a cada etapa de checagem ultrapasse o limite tolerado (4). A cada ciclo de envio, caso persista a incidência de erros acima do limite tolerado, o nível da pausa é incrementado e uma pausa mais longa é aplicada, conforma as configurações que você definir.

07 - Parar o envio se houver mais de 3 ciclos seguidos com bounces

Caso queira uma camada extra de prevenção para preservar sua conta de envio, ative esta opção. Nesta configuração, se houver mais de 3 ciclos seguidos onde o número de erros retornados ultrapassa o valor de tolerância configurado, a maturação é cancelada e você precisará, quando quiser, ativá-la novamente.

08 - Apagar mensagens com retorno de erro

Ativando esta opção, após identificar e processar uma notificação de erro retornado, apaga a mensagem de sua conta.

09 - Forçar teste, exceto se o contato estiver na tabela de erros

Marcando esta opção, todos os endereços de e-mail que estiverem na lista de maturação serão testados, ou seja, será efetuado o envio de uma mensagem de maturação para eles com o objetivo de validá-los. O sistema irá "pular" os e-mails que estiverem na tabela de erros, mas irá enviar a mensagem se estiverem na lista de e-mails já testados.

Normalmente não é necessário ativar essa configuração. Ela é útil apenas em situações específicas, se você quiser maturar uma lista muito antiga ou quiser fazer uma validação mais criteriosa, testando novamente endereços de e-mail que já foram testados antes e não retornaram um erro explícito.

Mensagem de e-mail ⬆️

Defina a mensagem que será usada no teste de maturação.

<alt_text>

Apesar de ter alguma utilidade para fins de marketing digital, o principal objetivo desta mensagem é enviar as mensagens com o objetivo de validar os endereços de e-mail.

Lembre-se que o objetivo de você estar maturando uma lista de e-mails é justamente para tentar evitar que suas campanhas de e-mail sejam bloqueadas ou canceladas em plataformas de e-mail marketing e serviços de SMTP, justamente por conta da taxa de bounces.

É uma boa prática nesta atividade, portanto, não colocar nenhum link na mensagem, nem imagem. Se você usar links, os domínios (sites) envolvidos nesses links poderão sofrer as penalidades de reputação, caso ocorram, na hipótese das medidas preventivas de maturação não serem suficientes para evitá-las.

ItemDescrição
01Local onde você pode definir sua mensagem. Este campo também suporta o formato HTML. Você pode, portanto, criar um conteúdo em HTML no editor de sua escolha, ou usando o Editor HTML disponível no próprio sistema Maturador
02Abre o editor html, permitindo que visualmente você elabore uma mensagem. Clicando no botão OK, o código-fonte é carregado no campo de mensagem.
03O modelo responsivo é uma estrutura de HTML clássica e elegante, que tem excelente layout para exibição tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. Clicando neste botão, a mensagem será carregada no campo de mensagem e você pode depois usar o botão do editor HTML para editar mais facilmente o seu conteúdo. Importante: Não esqueça de alterar o link do botão de descadastramento, caso vá utilizá-lo, trocando o endereço padrão para o seu e-mail que receberá os pedidos de descadastramento. Vale também dizer que usando o módulo Checar erros o pedidos recebidos são adicionados automaticamente na sua tabela de erros, servindo para filtrar as suas futuras listas de e-mails que forem processadas no módulo limpar lista.

Risco controlado

Por outro lado, a maturação também pode ser uma oportunidade de você já emplacar uma ação de comunicação para fins de comunicação. O importante é estar ciente dos riscos. Por exemplo:

Digamos que você está efetuando uma ação para maturar uma lista de emails usando contas SMTP de provedores gratuitos e um domínio secundário, mas decidiu usar essa oportunidade para divulgar seu site e produtos. Nesse caso, você colocou então links para seu site principal e canais de atendimento. Sem os links na mensagem, seu domínio principal estaria completamente protegido.

Por meio das contas de e-mail gratuitas e domínio secundário, ele ficaria intangível a qualquer penalidade por conta de bounces e SPAM. Uma vez, no entanto, que você colocou links no corpo da mensagem para o seu site principal, o domínio do seu site vira alvo potencial de ações anti-SPAM, caso as medidas preventivas de envio, checagem de erros e pausas efetuadas pelo módulo de maturação não sejam suficientes para contemplar as exigências relacionadas com os limites de bounces.

Lista de e-mails ⬆️

Chegamos na última etapa do assistente de maturação. Insira a lista de e-mails que será maturada.

<alt_text>

Cole ou arraste arquivos com contatos de e-mail para o painel indicado no número 1. O painel de dados número 2 é apenas informativo e vai receber a lista de e-mails que já foram processados.

A lista de e-mails já processados pode ser apagada em qualquer momento, ou então copiada se você tiver alguma utilidade para isso. Normalmente não precisa manter essa lista, pois quando um e-mail da lista principal é usado na maturação, ele sai da lista. Ou seja: na lista principal (1) sempre estarão os e-mails que ainda não foram testados.

Você pode, inclusive, adicionar mais e-mails quando quiser nessa lista principal. Recomendamos, nesse caso, usar a função para remover e-mails repetidos (Botão mais abaixo da barra de ferramentas), pois assim vai garantir que não ocorram duplicidades na listagem de envio.

Executar a maturação dos e-mails

Clicando no botão Iniciar maturação, o processo é iniciado. O sistema vai aplicar todas as regras configuradas para enviar as mensagens aos poucos, sempre monitorando os erros retornados para decidir se pode enviar mais mensagens ou se deve aplicar uma pausa. A cada ciclo de envio o status geral da maturação é salvo. Isso significa que se você precisar parar o envio, não haverá problema. Ele poderá ser continuado posteriormente.

Importante: Cada conta de e-mail configurada terá uma configuração separada para a maturação, incluindo a lista de e-mails. Ou seja: se você tiver 2 contas de e-mail cadastradas no sistema, a política de pausas, mensagem a ser enviada e lista de destinatários será distinta entre elas.

Importante: Se você quiser usar mais de uma conta configurada para maturar listas, deve abrir uma nova instância do sistema Maturador, clicando no botão Nova Janela.