Caminho

Barra de ferramentas (Detalhes) ⬆️

Vamos agora detalhar a barra de ferramentas principal


Janela principal

Ações ⬆️

Aqui estão os objetivos finais oferecidos pelo sistema maturador. Ou seja, você configura contas de e-mail, cria regras, testa e-mails, checa e armazena retornos de erro, salva listas de contatos etc. Tudo isso para gerar meios de:

  1. Limpar e validar listas de e-mail;
  2. Obter contatos testado e maturados para campanhas High End de e-mail marketing
<alt_text>

Nesta categoria, temos:

FunçãoDescrição
Limpar listaPermite carregar listas de contato e limpá-las usando diversas abordagens, desde análise sintática, remoção de e-mails repetidos e regras personalizas, até filtros avançados a partir da base acumulada de e-mails armazenados nos processos de maturação e checagem de erros.
Checar errosCheca a caixa de entrada de todas as contas de e-mail que você configurou. Detecta as mensagens com erro de envio e armazena esses endereços de e-mail inválidos ou inaptos no seu banco de dados, servindo para você poder limpar listas posteriormente aproveitando essas informações
MaturaçãoA maturação de e-mails é um processo de validação e reabilitação de listas de e-mail, para que possam ser usadas em serviços exigentes de SMTP e plataformas de e-mail marketing. A partir de contas SMTP que você configura, o sistema faz envios aos poucos de uma mensagem de teste, monitorando os erros (bounces). Se o volume de erros estiver muito alto, ele pausa cada ciclo de envio por períodos mais longos, de forma progressiva, para preservar sua conta SMTP de ser suspensa ou sofrer restrições por conta da quantidade de bounces. Isso minimiza bastante as chances de sua conta de SMTP sofrer restrições, viabilizando a maturação de listas. Havendo muitos erros, será um processo lento, mas há um grande bônus, pois depois disso você poderá obter facilmente a lista de e-mails já testados e maturados, sendo esta uma lista de alta qualidade, normalmente passando sem problemas pelos serviços High End de e-mail marketing.

💡Dica: Apesar de ter alguma utilidade de marketing, as menagens de teste têm como principal finalidade a maturação e validação da lista de e-mails. Não é recomendado, portanto, que ela tenha links, pois isso pode gerar notificações no seu provedor SMTP ou domínio, e é justamente isso o que estamos querendo evitar, e é exatamente por isso que você está maturando suas listas de e-mail. É recomendado, inclusive, usar contas secundárias de e-mail, preferencialmente em domínios alternativos, criados especificamente para esta finalidade.

Config ⬆️

Funções voltadas para configuração

<alt_text>

Nesta categoria, temos:

FunçãoDescrição
ContasCadastre quantas contas de e-mail quiser. Precisam ser compatíveis com o protocolo SMTP (para envio das mensagens de maturação) e também com o protocolo IMAP (para receber os erros retornados). Atenção: Se a conta for compatível apenas com IMAP, será possível checar erros retornados, mesmo se você enviar mensagens a partir de outro meio por esta conta. Se for compatível apenas com a configuração de SMTP, você pode enviar mensagens de maturação aproveitando as configurações de pausa oferecidas, mas não terá como captar de forma automática os endereços de e-mail que retornarem com erro
Nova JanelaAbre uma nova instância do sistema Maturador. Isso pode ser útil em algumas situações. Se você quiser efetuar a maturação por mais de uma conta, deve abrir uma instância para cada conta, pois desse modo vai poder acompanhar o andamento de cada conta de forma organizada e separada. Outra utilidade de abrir novas instâncias é para você deixar o sistema maturando e-mails e enquanto isso, usar outra instância para fazer atividades de gestão em listas de contato, checagem de erros retornados em todas as contas e uso de outras funções que precisar

Dados ⬆️

Acesso à listagens e bancos de dados diversos usados no sistema Maturador.

<alt_text>

Nesta categoria, temos:

FunçãoDescrição
ErrosTabela contendo detalhes sobre os endereços de e-mail que retornaram com erro, obtidos tanto a partir do módulo Checar erros como também pelo módulo Maturação. Em ambos os casos, há a captação de e-mails inválidos. Explicando: O módulo de Maturação envia mensagens de testes para seus contatos e monitora periodicamente a conta usada para envio, verificando e-mails que chegam na conta. Se forem mensagens notificando erros de envio, salva os endereços de e-mail inválidos na tabela de erros. Já o módulo Checar erros é totalmente independente. Você pode usá-lo para captar erros retornados mesmo se você tiver usado outro aplicativo de envio de e-mails, webmail ou outra forma de envio disponibilizada pelo seu provedor. Neste caso, o objetivo é você alimentar sua base "negativa" de e-mails com mais endereços inválidos, que ajudarão a limpar e validar suas listas de e-mail no futuro.
TestadosEste é um banco de dados exclusivamente alimentado pelo módulo de Maturação. Ao efetuar uma maturação, todos os e-mails testados são armazenados nesta base de dados. Isso permite filragens e obtenções de dados valiosos. Por exemplo: com um clique você consegue obter a lista de e-mails que já foram testados e não retornaram erro. É uma lista que costuma ter altíssima qualidade e normalmente pode ser usada em serviços SMTP e plataformas de e-mail marketing exigentes, sem que a tolerância de erros (bounces) seja atingida.
Suas listasServe para você armazenar com praticidade conjuntos de dados contendo e-mails. O interessante desse módulo é que você consegue realizar tarefas de gestão normalmente muito complexas em algo simples e natural. Vou dar um exemplo: Imagine que você tem uma ou mais pastas cheias de arquivos do Excel, Word, PDF, HTML, XML, CSV, TXT, SQL e quer uma forma simples de armazenar os e-mails deles em uma super lista unificada, já em formato texto. Basta arrastar os arquivos e pastas para o módulo de importação e esse processamento é feito em um piscar de olhos. Essas listas salvas podem ser obtidas para uso em outros sistemas, ou facilmente importadas para o módulo Limpar lista, por exemplo, permitindo a você aplicar regras de filtragem, listas de exclusão e revalidação de bases de dados específicas ou fundidas com outras.

Tópicos Relacionados